"Tentei ser a mudança que quero ver no mundo".
Todos
os que freqüentam este blog regularmente já conhecem o Marcos Lúcio,
“comentarista” que não abandona o posto e sempre tem uma palavra, uma idéia, um
ânimo guardado no bolso do paletó. (Não, não é no bolso do jeans... Marcos Lúcio
tem uma alma muito mineira, daquelas do tempo dos
“paletós”). Na condição de "pitaqueiro-mor" deste respeitável blog, foi convidado para se apresentar melhor aos leitores, entre os quais já coleciona fãs.
Otimista inveterado, este ex-professor e ex-funcionário
público não esconde que já sofreu muito de solidão e preconceito, amargou
paixões e colheu 58 “jacas no jardim da vida”. E ainda diz: “demasiado
velozmente”. Leitor voraz, principalmente de filosofia, e dotado de um bom-humor contagiante, ML é um bom papo para qualquer hora, qualquer que seja o contexto...
Auto-didata, não pode passar perto de uma livraria caso
queira economizar um tutu: gastar com livros é um prazer e um vício para
ele, que encontrou sua paz no equilíbrio entre a solidão e a arte de fazer
amigos... amante de Paris, ele também gosta de viajar para lugares diferentes, e em breve dará notícias, aqui no blog, de sua passagem pela Mama África. Aguaaaaaaarde...
Qual a sua maior preocupação na vida? Por
quê?
Na verdade sou de me ocupar, de agir, muito mais do que me preocupar, o que considero um despropósito, e faço de tudo, muita neuróbica mesmo, para não perder tempo com isso, pois de nada adianta. Afinal, o que tem de ser tem força, e a gente, querendo ou não, acontece... e nem existe bispo para ouvir nossas queixas. Concordo com esta sacada do Caetano: "é incrível a força que as coisas parecem ter, quando elas precisam acontecer". Logicamente meu foco é saúde, liberdade, amizade e autonomia emocional, que requerem um cuidado eterno, assim como saber lidar com as finanças, para que não tenhamos reais e desagradáveis desestruturações...o resto dá-se um jeito.
Qual o maior obstáculo que você já enfrentou? Quantos anos tinha? Foi difícil?
Foi descobrir, ainda na adolescência, que eu era diferente em tudo, e de todos os meus colegas, meio contra a corrente mesmo. Nem futebol como eles, eu gostava de jogar... Mas o pior foi no nível do desejo erótico (sim, a vida é somente de diferenças e diversidades), totalmente à revelia, e muiiiiiiiiito a contragosto. Eu não tinha a menor noção do que estava acontecendo, só sabia que não queria aquilo "internalizado", em hípótese alguma, a ponto de entrar inúmeras vezes na Igreja e pedir a Deus que tirasse de mim aquele "incômodo desejo". Sabedor de que não era uma coisa normativa, e ainda sem saber bem o que era, não tive coragem (e fiz bem), de contar para ninguém. Sei, portanto, o que é um "exílio" ou uma potentíssima solidão ou desamparo, como queiram. Foi dificílimo, claro, pois é o maior desafio humano que conheço. Até os pais são contra você...Como entre a caça e o caçador quem vence é a natureza, fiz da tripas coração, esforcei-me desesperadamente, e debalde. A vontade de Deus foi superior. Continuei lutando por muito tempo, forçando a barra com muitas namoradas, quase ficando noivo, até, pasme! Sendo de tradicional família mineira, sem comentários...dá pra imaginar...o tamanho da "ingrezia" (rsrs) que esta vida impôs a mim, sem pedir licença ou perdão. Como no bom mineirês, de novo, "o que Deus risca, ninguém rabisca", percebi , nitidamente, que eu era uma formiga querendo vencer um canhão...aceitei este capricho imposto pela mãe-natureza e, tempos depois, o que eu supunha lagarta, transformou-se em borboleta azul. Ato contínuo, descansei da luta inglória e descobri a felicidade erótica a mim destinada, finalmente.
Você tem muitos amigos, e eles estão sempre aqui no blog. Como conseguiu ser tão querido e admirado por tantas pessoas?
Esforcei-me demais, durante loooooooongos anos, justamente por ser crítico e inconformado, para ser o exemplo de comportamento que admiro, ou melhor, procurei desenvolver as qualidades ou virtudes que me causavam admiração. Se quisermos, digamos que tentei ser a mudança que espero ver no mundo, e consegui. Além disso, faço ao próximo _ colocando-me no lugar dele_ exatamente o que comigo gostaria que fizessem. Por sorte, tenho uma (quase) natural predisposição para o bom humor. Sou animado (entusiasmado e vigoroso, diriam os mais chegados rsrs...) e bastante espirituoso na avaliação dos meus conhecidos, que dizem, ainda: sou generoso e ético rsrs...Como não somos os melhores ou os isentos juízes de nós mesmos, espero que eles não estejam equivocados.. Este saboroso coquetel que para alguns infelizes pode ser um porre (e destes, cruzes! quero distância intergalática rsrs...) acredito que facilita e muiiiiiiiito a empatia...daí para a simpatia não demora, e o salto para a fundamental amizade não encontra impedimento, ao contrário. Só que os mais verdadeiros e leais amigos não podem, por todos os motivos, ser tantos assim. Inimigos, não possuo unzinho sequer para contar. Os que avalio como indiferentes ou desprezíveis rsrs...não posso ignorá-los, e fico atento e tomo a prudente distância... Quem imagina (que falta de imaginação, ou imaturidade, hein?), que sou perfeito ou completo_o que é impossível para qualquer mortal_ deve pensar, também, que berimbau seja gaita ... rsrs.
Você disse, em certo comentário, que as paixões ficaram no passado. Está convencido de que a paixão é sempre um mal?
Talvez não tenha ficado claro: além de eu ser caleidoscópico, complexo e "sui generis" demais da conta rsrs...Sei que vou mexer em caixa de marimbondos, até porque, o que se ama é o amor idealizado, muito mais do que a pessoa amada. E vou estender-me além da conta...Na verdade, vivo em estado de paixão e sou como dizem os mais próximos (e até os mais distantes...) um misto de exuberância e entusiasmo. Porém, com equilíbrio suficiente para não ser espaçoso, inconveniente, e não atrapalhar a brochada de ninguém rsrs...Se a pessoa está fazendo retiro espiritual, pode contar com meu silêncio sepulcral, obviamente. Mas vivo diuturnamente apaixonado pela liberdade, pela autonomia, pela música de excelência (ouço toooooooodos os dias), pela arte, pela abençoada natureza, pelos amigos leais, pelo conhecimento (embora eu seja ignorante em inúmeras questões), pela boa festa, pela conversa inteligente, pelas viagens de destinos únicos, culturais e/ou exóticos historicamente, pelo carnaval de sambas de enredo, marchinhas e frevos (exclusivamente), pelo delicioso champanhe e "otras cositas más".
Como a paixão humana foi muito bem resolvida por Shakespeare, com os adolescentes Romeu e Julieta nas suas idades pertinentes e justificáveis, vamos combinar que isto nem ficaria bem para um senhor que já dobrou o cabo da boa esperança rsrs. Nada desorganiza tanto a vida, ou coloca a pessoa tão frágil e à mercê de riscos do que o (inferno) das paixões por uns e outros. Como já a tive no passado, dela não mais preciso, em hipótese alguma. E, aliás, parece-me primária ou ingênua demais.
Sinto
somente a necessidade de ser saudável, livre e feliz... e o Todo Poderoso,
benevolente, tem ajudado nestas conquistas, ainda bem! Acrescente-se o fato de
que não nasci para constituir família, muito menos ter filhos (parabéns e meus
respeitos sinceros aos assim constituídos, e que sejam felizes nesta árdua
missão!). Mas isso não impede que eu queira beijar na boca, fazer e receber
carinhos e outras delícias mais e, o melhor: acontece com o mútuo,
cuidadoso, livre e prazeroso consentimento das partes envolvidas, sem apegos e
comprometimentos. Cada um deve ser feliz como pode, ou deve, caetanovelosamente,
"saber a dor e a delícia de ser o que é". Acredito convictamente que os
discordantes, são, igualmente, filhos do mesmo Deus e "pas de probleme". Cada
macaco no seu galho rsrs...e sem invejar o galho alheio,
"please"!
Embora eu já tenha experimentado várias relações, inclusive já tive uma de década, quase sempre senti-me solitário nestas circunstâncias...o que jamais aconteceu entre amigos, ou enquanto solteiro e vivendo satisfatoriamente só e sem nenhuma solidão. Evidente está que a minha singularidade absoluta não está vocacionada para o amor romântico, mas não deixo de admirar e respeito a quem o queira ou dele precise.
Na verdade, sou uma pessoa extremamente amorosa (sou amor da cabeça aos pés...), afetuosa, respeitosa... porém, sem talento, competência, carência ou necessidade de cara-metade: já me fiz inteiro e feliz, com muito esforço, leitura, experiências e luta. Porém, repito, ainda incompleto e imperfeito como qualquer mortal, e fazendo diuturnamente o trabalho de manutenção e restauração do estado de espírito pleno (na medida do possível... ideal ou completo , esqueçam, é um devaneio, portanto, inalcançável e frustrante).
Qual a sua relação com Deus e com a religião?
Para não ferir suscetibilidades, em que pese o fato de eu não praticar religião alguma, mesmo sendo espiritualista até não mais poder, vou pular esta, ou chamar os "univers-otários" para responder rsrs.... Respeito profundamente todas, sem exceções, e não concebo que alguma, estúpida ou prepotentemente, possa se sentir superior a outra. Porém, assim como Ádélia Prado, acredito absolutamente que: "uma borboleta pousada sobre uma flor ou é Deus ou é nada". Creio mesmo que seja o TODO PODEROSO.
Fernanda,
ResponderExcluirADOREI sua entrevista com o nosso estimado presidente da C.P.F.A.S. Marcos Lucio.
Nao sei se esta entrevista e atual, porem achei de uma franqueza incrivel em suas respostas, que diga se de passagem, coisa rara hoje em dia, pois todos pretendem ser ou demostrar coisas que nao sao na realidade.
Marcos Lucio, se antes eu ja te admirava como ser humano, hoje te admiro muito mais.
Felicidades hoje e sempre a ambos.
Gilda Bose
Ele não é um luxo, Gilda???
Excluir
ExcluirSe a prezadíssima diretora do C.P.F.A.S gostou da entrevista, já diminui um cadinho a dúvida que tive sobre esta ideia da talentosa blogueira - um verdadeiro luxo como pessoa e jornalista- de repeti-la. Muito obrigado pelas suas palavras gentis e calorosas. Na verdade, sou mais esquisito, bizarro, diferenciado , idiossincrático, ovelha nigérrima ou ET rs...do que transpareço . Você acredita que até hoje não possuo celular??? Nem torço para time algum, nem possuo carro, nem vejo tv, nem sigo moda alguma, nem li nem leio best-seller(exceto Cem anos de solidão), nem vejo filme comercial, nem tomo refrigerante (quase veneno rs), etc.E tudo isto naturalmente.Não movi uma palha para que assim acontecesse...somente não senti necessidade ou gosto ou afinidade.Foi descoberta, jamais escolha.Aprecio somente exceções e raridades, nem sei por qual motivo, mas sinto-me plenamente realizado com este meu jeito personalíssimo de ser e como diz Caetano: "é só um jeito de corpo, não precisa ninguém me acompanhar" rs. Discordâncias e divergências são sempre bem-vindas -nem Cristo agradou a todos, "tadinho" rs- e jamais permito ou alimento desnecessários conflitos.Pratico a máxima mineira: conversa que não se entende, não se estende, né???
Abraço forte e felicidades ,com muiiiita saúde e sorte!!!
Marcos Lúcio
A excelente, lúcida , sincera e experiente entrevista tem fundamento, também, nestas máximas, a seguir:
ResponderExcluir'' Ame e aceite a sua natureza, É ai onde a jornada começa.''
"O amor não é uma relação entre duas pessoas. É um estado de espírito dentro de si mesmo"
OSHO
"Deixe-se levar pela forte atração do que você realmente ama."
- Rumi
Crescimento significa mudança, e toda mudança implica o risco de passar do conhecido ao desconhecido.
George Shinn
''Felizes são aqueles que são sábios o suficiente para buscar o contentamento, cultivando a verdadeira alegria e paz em um ambiente simples.''
-Paramahansa Yogananda
Este é o meu amigo ML( adorei a abreviação!! ...) o ser humano mais coerente que eu conheço e pra mim , uma referência em vários bons aspectos. Ele mantém o mesmo frescor de há 21 anos atras quando eu o conheci!!
ResponderExcluirDiniz Reis-Porto, Portugal
CHIC DEMAISSSSSSSSSSSSSS
ResponderExcluirBjssssssssssssssssssssss
Márcia Tavares-arteterapeuta
A repetição da entrevista já me convenceu, queriDannemann, pois mexeu com os brios rs...do meu irmão mais velho(José Alberto) e de grande estatura (mas eu não sou baixinho, sou concentrado, hein? rs....). Super generosas as palavbras dele, fraternas mesmo, né???Só se equivocou na questão de preferência. Mas vou explicar-lhe, de novo, que sexualidade é imperativo biológico, é como tipo sanguíneo...não escolhemos ou preferimos, descobrimo-nos, simplesmente. Só os felizardos que possuem ou se descobrem com a bissexualidade (invejo-os)também como imposição da natureza, é que podem se dar ao luxo de preferir, "marrelógico".Repasso correio dele, então:
ResponderExcluir"Fantasticas suas respostas ao solicitado, com simplicidade, e
notoria sabedoria abordando as questoes de forma leve mas com
a profundidade necessaria aa compreensao de um simples mortal.
Faltou sim um lado seu grandioso e de tal forma q nem vc valoriza ou
se lembrou de citar tamanha sua despreocupacao em se vangloriar. Vc
possui um lado q poucos possuem, o de estar sempre disposto a
auxiliar, ajudar, assistir de todas as formas possiveis e ate mesmo
impossiveis se sacrificando muitas vezes junto aas pessoas e,
principalmente, familiares o que somos, eternamente, gratos a vc.
Todos somos incolmpletos pq a plenitude e a perfeicao sao Divinas e a
Ele, somente a Ele pertencem, mesmo nos fazendo aa Sua imagem e
semelhanca (jamais identico...). Assim, vc ficou bem mais completo
que todos nohs e suas humildes palavrass deixam transparecer tudo
mesmo que percebemos em vc. Claro q o seu jeito de ser, desde a
infancia, sempre foi percebido e nao sabia apenas a intensidade e
tal como vc tb nao seria capaz de dizer nada uma vez que vc tb fazia
tudo para esconder ou escapar das forcas imperativas da natureza que dominavam seus
pensamentos e desejos. Vc autor da propria existenca ficava mudo diante desses
fatos, quem seria eu para abordar as diferencas e preferencias
(palavra que traduz melhor o que quero expressar pq na natureza nada
eh igual e isso caracteriza a variabilidade dela e se nao fosse
assim nem estariamos aqui nesse planeta que reuniu tantas
coincidencias para produzir tudo qeu nele comporta hoje). Tem mais
coisas que seu lado humano deixa transparecer a todo momento mas, no
momento fica apenas esse adendo na tentativa de completar essa
maravilha de pessoa que eh vc. Sinto muito orgulho e alegrias poe
ser seu irmao e assim vc estar sempre pertinho da gente. Um belo e
carinhoso abraco do meu tamanho.
Para essa criatura inteligente e verdadeira,que é o Marcos Lúcio,eu só tenho aplausos,aplausos e aplausos!!!
ResponderExcluirMonica.
Como vc tem paz e serenidade para interpretar seu "eu". Como vc se conhece!!!
ResponderExcluirAdorei a leitura, e me serviu por demais.Leituras cultas, servem de montão para quem quer ser e saber das coisas.
Sempre que leio sobre a "solidões" enfrentadas por você, fico me perguntando, quando e onde isto pode ter acontecido. Nunca te vi triste, nunca de vi aborrecido. Imagino como travou guerras com seu físico e sua espiritualidade, e é isso que te fortificou, te iluminou, te fez dar sentido a sua vida. Em momento algum de texto você cita amigos ilimitados em suas opiniôes, divergentes com você, então significa, que você sempre buscou tudo de bom que tem na vida, semeou, mesmo com todas tempestades da "família mineira", um caminho que não nos prejudicou, muito pelo contrário, sempre foi o filho mais alegre, sempre nossa mãe teve orgulho de sua inteligência e de contar sobre o tão doloroso parto e o tão inteligente filho. Há muitos orgulhos em você, saber sua história me enche de felicidades, e através dela sei como lidar com a minha filha, aprendo muito com o seu jeito de ser e de conviver com pessoas. Sempre me dei bem com você, sempre tivemos muitas histórias juntos (fomos destacados e famosos porta-bandeira e mestre sala em muitos carnavais de nossa cidade)e em momento algum pude imaginar sua "solidão". Imagino-a espiritual ou filosoficamente. Ler é sempre o melhor caminho, bons livros e sábios escritores. Te adoro irmâo, e caminhe nesta felicidade, nesta justiça, neste lema, neste rumo, sua estrela é abençoada e irradia brilhos a quem te enxerga. Tenha sempre muita saúde e o Todo Poderoso foi generoso com nossa fam´lia por ter nos dado você. Aproveite muito seus anos de vida, cheios de glórias e batalhas bem travadas. Com muito amor, sua irmã.
Juliana
Coincidência não existe!!! Existe sim um propósito ( não é destino!) de alguma força superior para que determinadas situações e, principalmente, pessoas aconteçam e façam parte da nossa vida. Para os mais céticos e , para não ferir susceptibilidades, recorremos à sincronia junguiana. Ato contínuo, é a explicação mais plausível sobre o meu encontro (físico e espiritual) com o Marcos Lúcio.
Conhecer uma pessoa no dia da cultura brasileira - 5 de novembro! – Em um show da magnífica Elza Soares, não é acaso, não é?!? Aí tinha!!! Rsrs
Foram tantas as energias vibrantes e positivas confinadas num mesmo lugar, que , a exemplo de uma caixa de ressonância, sintonizamo-nos na mesma frequência, amplitude e comprimento de onda.... e , a posteriori , numa ligação atômica perfeita (essa Física Quântica.....)!!!
Assim a gira girou!!
Não vou me estender muito, pois quem frequenta o Cafofo da Fefa , já conhece bem essa figura-primacial, pitaqueiro- mor e Presidente do C.P.F.A.S.Como Platão definiu o amor ágape , o amor verdadeiro, como sendo a amizade (a genuína e recíproca), não poderia deixar de expressar-me sobre a nossa.
Sempre companheiro e disposto em qualquer ocasião, ajudou-me em minhas crises existenciais, amorosas, familiares, etc... (hoje reconheço, santas crises!!), mostrando o caminho das pedras já trilhado em sua trajetória...um caminho de descobrimento, aceitação, superação, e, mais tarde, o que veio a ser uma recompensa dos seus atos , enfrentamentos, por ser simples e magnificamente obstinado em ser feliz perante o seu desejo, este imperativo biológico inviolável por quem quer que seja!! Somente Deus tem a chave do baú do doce mistério da vida e seus desígnios para cada um de nós!!
Pela sua vivência, sua destreza adquirida para colocar em prática todo o conhecimento que possui, sua experiência própria em navegar por rios de águas caudalosas e turbulentas ,e, justamente, ao contrário, sempre em direção à nascente, contribuiu incomensuravelmente para o que sou hoje, e continua a cada dia pelo prazer em ter sua companhia e amizade, sempre com muito respeito, carinho, amor e afinidades mil!!
Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é , e assim, tenho me esforçado ao extremo para que eu encontre a minha felicidade, embora essa seja muito mais a viagem percorrida do que propriamente o destino. E muito gratificante, é ter uma pessoa como o Lúcio ao meu lado nessa jornada!
Agradeço todos os dias, imensamente, a Deus, por ter saúde, uma família ótima e amigos verdadeiros e especiais...pelo menos até agora rs.
Um fortíssimo e colossal abraço, e as mais benfazejas energias ao nosso presidente!!
Fique com a paz e luz esplendorosas de Oxalá, a saúde e o poder de cura de São Lucas, a bravura de São Sebastião, a fartura da rede de São Pedro e a doçura de Cosme e Damião!!!
E para a melhor blogueira do Brasil, e mais charmosa que conheço, afetuoso e caloroso abraço!!!
Quem quiser nos encontrar, estaremos por aí....shows de musica brasileira de excelência, teatro, cinema, um bom café-filô com bolo, algum samba na Lapa com uma cerveja bem gelada, na praia sob o sol iluminado do Rio, nas esfuziantes quadras de samba, ou até mesmo , nas margens do Senna, no Le Marrais, no Café de Flore....sempre com um sorriso no rosto e o peito aberto de alegria e amor!
Saúde a todos!!! Viva a vida!!!
“Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Eu sei,
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...”
Danilo
Basta ler ou ouvir isto de um amigo leal :"e continua a cada dia pelo prazer em ter sua companhia e amizade, sempre com muito respeito, carinho, amor e afinidades mil!!", e sabedor de que é reflexivo ou recíproco com muita alegria...para constatar que é um tipo raro de amizade eterna . Isto justifica uma existência que se pretende satisfatatória ou plena, afinal , viver sem amizades verdadeiras, é somente durar ou existir, se não estou equivocado.
ExcluirObrigado querido Danilo e a todos que foram gentis ou teceram comentários bordados rs...especialmente obrigado à talentosíssima e quridíssima blogueira, "marrelógico"!
Santé e axé, moçada!!!
Marcos Lúcio
Você é que é um pitaqueiro talentosíssimo e queridíssimo, mareelóóóóóóógico!!!
ExcluirQuem agradece sou eu, um mero discípulo (banal que nem pardal rs, como vc tanto gosta de referir a si mesmo) VIU?... Excelentíssimo Pres. do C.P.F.A.S. ou Grande Mestre? rs.
ExcluirPara a Fernanda querida, vou recordar parte do meu primeiro comentário feito para o Cafofodafefafofa(ainda não estava rebatizado assim rs)há tempos. São algumas pérolas do Nandinho e outros, de predileções nossas, que refletem bem o que penso do Lúcio e, consequentemente, de mim. Ovelha nigérrima conhece ovelha mais nigérrima ainda!! Hehehe...
“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali? “(Fernando Pessoa)
“Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo... “(Fernando Pessoa)
"Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário." (Fernando Pessoa)
“E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar." (Clarice Lispector)
"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome." (Clarice Lispector)
"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro." (Clarice Lispector)
“O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós." (Clarice Lispector)
“Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.” (Clarice Lispector)
“Escuta: eu te deixo ser, deixa-me ser então” (Clarice Lispector)
"...Respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver." (Clarice Lispector)
“O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo.” (Clarice Lispector)
“O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente, é coragem!” (Guimarães Rosa)
Afetuoso abraço e excelente finde.
Danilofo
ResponderExcluirÉ sempre bom reler o que faz bem pra alma....nesse caso uma entrevista que realmente me deixou de alma lavada. Como estou longe das coisas que me são mais caras (estou nos "Istêitis", como bolsista)consigo entender melhor as sutilezas dessas respostas. Espero que eu possa a cada dia compreender melhor e aceitar de bom grado a força imperativa da vida,que como o próprio Lúcio me ensinou....tem vida própria!
Obrigada , Fernanda, por mais uma pérola publicada...
Beijão
Verônica
Uma ótima entrevista onde a alma foi lavada e enxaguada!
ResponderExcluirfeliz 2013!
Bjsssssssssssssss
Elen
Adorei as Almas!!!
ResponderExcluirAdorei te encontrar na maravilhosa entrevista, depois de ver-te, arrasando, na cadencia do samba.
Axé!
L. Fernando
Fernanda, esta e uma mensagem para a Veronica,
ResponderExcluirVeronica, em primeiro lugar Parabens !! ganhar bolsa de estudo nos "Isteitis" e o must. Que voce aproveite bem esta oportunidade, este tempo ai, estude bastante e nao deixe de se divertir um pouquinho tambem, pois o tempo passa depressa demais, quer dizer vooaaaaaa .....
Felicidades.
Gilda Bose
O que mais impressiona nesta corajosa e lúcida entrevista, é o auto-conhecimento ou a auto-análise evidenciados, além da sabedoria ou vasta cultura do ilustre entrevistado.O melhor é que os comentários provam o quanto ele é verdadeiro e coerente. Concordo com este homem com h maiúsculo, quando ele diz ser- este desejo erótico diferenciado-, o maior desafio para uma pessoa. Perceber-se sendo aquilo que a sociedade, a religião e os próprios pais dizem que é o que há de pior, e conseguir não negar o que se sente, e tendo de lutar muito para se impor, realmente, é tarefa árdua para privilegiados e especiais: tem de ser macho (no bom sentido, não animalescamente).
ResponderExcluirFico indignado quando pessoas dizem: respeito a opção sexual de fulano. Como assim? Isto é um preconceito camuflado. Se fosse verdade, ninguém escolheria, pois só traria problemas de convívio social . A sociedade não induz a isto, sendo tão absolutamente heteronormativa e heterossexista como é.A psicanálise não deixa mentir: desejo não se constrói, não se induz. A verdade é só uma: você se descobre, desvenda seu real desejo, sem exceções. Quem nega seu desejo, adoece ou enlouquece ou fica "perigoso"(no pior sentido, mesmo, como o doente ou pervertido homofobico: um enrustido que agride e até mata gays ). Tanto que nunca conheci e nunca soube da existência de qualquer pessoa que tenha escolhido esta ou aquela sexualidade. Todos se descobrem com os desejos eróticos que a natureza determina para cada um.Somente os desatentos, ingênuos, mal informados, alienados, nerds, assexuados e os que não fazem bom uso da inteligência podem crer na inexistente opção sexual. Os que possuem ou se descobrem com uma natureza ou característica mais para a bissexualidade (que não é escolha, também, claro), podem se dar ao luxo de escolher, eventualmente.Para não estender, até hoje só senti, sem escolher, desejo por mulheres, mas concluo que esse entrevistado porreta é o cara! o bão mesmo, bem humorado , muito singular, e diferente de todo mundo que conheço (não só por nem ter celular risos).
Não me espanta o agrado das pessoas que são conscientes, dignas, e atentas, ao lerem e saberem de vc.Apenas o seu jeito sincero de escrever, pega a gente na leitura. Adoro ler sobre o que vc escreve, o que vc responde, como se comporta nestas páginas, e com tamanha sabedoria, o que é, convenhamos, privilégio de poucos.Um espetáuclo, esta entrevista, mérito tb da entrevistadora, claro.Pena que não tenho mais tempo para digitat. Beijos sinceros e felicidades, saúde, tudo de bom.
ResponderExcluirHeloísa.
Falar de Marcos Lúcio pelo que ele diz,escreve,faz ou demonstra é "fácil".Difícil é falar - com isenção - deste humano sem preconceitos, cheio de atitude e conhecimento. Lúcio é mais que amigo,professor,companheiro.Gentil por natureza,se dá por completo a tooooodos que o merecem.
ResponderExcluirAmo-o , e tenho orgasmos múltiplos e intelectivos em sua companhia, pois é uma pessoa iluminada.
Somente Lúcio... não dá conta. O conveniente deveria ser Lúcios,porque é múltiplo ou demais para uma pessoa só , ainda que tão singular.
É espontâneo e exprime , sem timidez, e com assertividade, suas fundamentadas opiniões.Quem lê os pitacos dele neste excelente blogue, há de concordar comigo.Seu grande otimismo- e sua Alma Lavada - o levam a dirigir suas habilidades apenas para fins positivos. Aliás, bom humor e afetuosidade são suas qualidades mais evidentes, e projetam a imagem de alguém personalíssimo... que sempre alegra - inteligentemente - seu círculo de amizades.Possui um charme especial e natural que conquista os que procuram bom gosto e relevância.A descontração e bom humor , e as muitas leituras, mantém-no sempre jovem,não importa a idade que tenha.
Vou parando... pois o que poderia mais digitar, despertaria a inveja dos fracos de espírito , dos que se camuflam com elogios somente para o agradar.
Obrigado por existir em nosso caminho,e que Deus- o TODO PODEROSO - lhe dê muuuuuita saúde, para sua fonte inesgotável poder nos saciar , e para compartilhar , conosco, e por muiiiitos anos, sua linda pessoa.
Beijos...também para a Fernanda.
César.
Quão tamanha honra poder chama-lo de AMIGO??!!!!l Lúcio , obrigada por fazer parte da minha vida e brevemente , se Deus permitir , irei dar-lhe aquele abraço ...
ResponderExcluirObrigada Fernanda por este , lindo e emocionante momento !
Beijos para os dois .
Cristina Pinto
Porto, Portugal
Repasso...mais um motivo pra comemorar a colheira do que semeei, suponho...tomara que o querido amigo não esteja exagerando ou sendo complacente demais.
ResponderExcluirQuerido amigo,
Que entrevista maravilhosa, como sempre pude ouvir o som da sua voz durante as suas respostas. Acredito que a grande maioria das pessoas que leram puderam perceber o seu grau de evolução que é fruto de uma constante determinação pelo auto-conhecimento.
A mim é um privilégio ter recebido voce como um presente da vida e saber que mesmo distante estamos perto, porque sempre que trocamos emails, falamos ao telefone, ao celular e, principalmente, nos momentos em que estamos frente a frente a emoção, o carinho, o respeito nos envolve.
Muito obrigado por ser meu amigo, como sempre eu digo eu te admiro de coraçao e neste mesmo coraçao mora voce que por longas datas ainda tem o aluguel pago adiantado, na verdade, já tem usocapião da terra.
O mais legal de tudo, Lucio, é que os mais proximos de voce sabem que a sua busca diaria é para alinhar, afinar o que voce efetivamente transcreveu nesta entrevista com as suas atitudes do cotidiano.
Que as forças positivas da natureza sempre te abençoem e que seu espíríto sinta-se a cada dia um aprendiz que sempre está querendo se aproximar e buscar o melhor para si e para o mundo.
Com muito amor,
do seu eterno amigo,
Marcio Araujo